O LOCATE 2019 ocorreu entre os dias 24 a 29/10/2019, oferecendo palestras sobre Tecnologias de Baixo Carbono visando à capacitação e engajamento de estudantes e pesquisadores em um tema atual e de grande relevância internacional, fomentando o desenvolvimento de pesquisas inovadoras no país e o intercâmbio de estudantes para as instituições alemãs parceiras. Foram abordados os seguintes subtemas: modelagem e otimização de sistemas de energia com baixo carbono; desenvolvimento e avaliação de tecnologias de captura de CO2 na indústria de processos. Esta foi uma iniciativa conjunta do PEI/UFBA, com os professores das universidades alemãs BTU-Cottbus e TU-Berlin na Alemanha, Prof. Dr. Harvey Arellano-Garcia e Prof. Dr. Jens Uwe-Repke, sob coordenação da profa. Karen Pontes. O evento foi apoiado pela Rebralint (Rede Brasil-Alemanha para Internacionalização do Ensino Superior) e teve também como objetivo discutir sobre as possibilidades de intercâmbio para a Alemanha. O evento aconteceu na Escola Politécnica da UFBA e teve como público alvo pesquisadores e estudantes de pós-graduação em engenharia, bem como alunos de graduação interessados em desenvolver pesquisas futura sobre o tema.
Foram oferecidas as seguintes palestras:
Prof. Dr. -Ing Harvey Arellano-Garcia (BTU-Cottbus): Modeling and Optimization in Low-Carbon Energy Systems
Prof. Dr. Jens-Uwe Repke (TU-Berlin): Development and Assessment of CO2 Capture Technologies in Process Industry
Estiveram presentes 50 participantes nos dias de curso, dos quais 18 eram alunos de graduação (13 da UFBA) e 21 alunos de pós-graduação da UFBA.
No dia, no âmbito da programação do LOCATE 2019, ocorreu o II Workshop "Estudar e Pesquisar na Alemanha", com a presença de cerca de 80 participantes de diversos cursos da UFBA. A professora Karen Pontes apresentou a Rebralint. A leitora do DAAD Charlotte Steinke apresentou as oportunidades de bolsas de estudo do DAAD na Alemanha e realizou um workshop sobre comunicação intercultural. O Prof. Dr. -Ing Harvey Arellano-Garcia apresentou a BTU-Cottbus. Houve também o depoimento de ex-bolsistas que realizaram intercâmbio na Alemanha. O evento foi bem avaliado pelos participantes, que relataram terem se motivado para realizar intercâmbio na Alemanha.