Karla Esquerre é Professora Associada da Universidade Federal da Bahia, Brasil, onde lidera pesquisas e iniciativas voltadas à promoção do desenvolvimento de métricas e análises no sentido de construir processos sustentáveis e ferramentas educacionais e, assim, contribuir para a melhoria da sociedade. Líder do Grupo de Pesquisa Gamma (gamma.ufba.br). Doutora em Engenharia Química pela Unicamp (Brasil, 2003), com doutorado-sanduíche na Universidade da California Santa Barbara (UCSB, 2002). Visiting Scholar na Graduate School of Education, Stanford University (EUA, Jan a Abr, 2023). Pós doutora do Center for Control Systems and Dynamics (2015) e do Adaptive Computing and Embedded Systems Lab (2020), University of California San Diego - UCSD (EUA). Pesquisadora de pós-doutorado em Socio-Environmental Engineering, University of Hokkaido (Japão, Abr 2003 a Maio 2005). Colabora com grupos de pesquisa internacionais da University of California Los Angeles (UCLA) e San Diego (UCSD) e da Stanford University (SU) e nacionais, Secretaria de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI-BA) e Instituto Anísio Teixeira (IAT). Aulas: Estatística Aplicada; Ciência de dados; Aprendizagem estatística e de máquina e Análise de confiabilidade. Principais interesses de pesquisa: aprendizagem estatística e de máquina; inteligência artificial; predição e classificação combinando técnicas que consideram sistemas esparsos e aprendizagem de máquina com sistemas dinâmicos; e pensamento estatístico e computacional para a educação. Idealizadora e coordenadora dos projetos de pesquisa com cunho extensionista Meninas na Ciência de Dados e Ciência de Dados na Educação Pública, direcionados ao letramento em dados e à formação científica e cidadã de jovens do ensino fundamental à pós-graduação. Co-fundadora da AI Inclusive Salvador (https://www.meetup.com/pt-BR/ai-inclusive-salvador/) e R-Ladies Salvador (https://www.meetup.com/pt-BR/rladies-salvador/). Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8799-7365. Scopus: https://www.scopus.com/authid/detail.uri?authorId=35794317800.