Oportunidade de Doutorado em Engenharia Industrial: Conversão de CO2 em Metanol a Elevada Pressão

Tema para Projeto de Doutorado em Engenharia Industrial

Conversão de CO2 em Metanol a Elevada Pressão

Orientadores:

Karen Valverde Pontes, karenpontes@ufba.br

Silvio Alexandre Beisl Vieira de Melo, sabvm@ufba.br

Os reservatórios do pré-sal brasileiro contêm elevados teores de CO2, que não pode ser emitido para atmosfera, nem ser continuamente reinjetado nos poços para aumentar o fator de recuperação do óleo. O desafio tecnológico é converter parte do CO2 em intermediários químicos líquidos (gas-to-liquid - GTL) em unidades offshore. Entre os processos GTL de conversão de CO2, destaca-se a síntese de metanol a elevada pressão. Este projeto de doutorado tem por objetivo a investigação experimental, bem como a modelagem e simulação de uma nova rota tecnológica para produção de metanol a partir do CO2 disponível, a elevada pressão, nos campos do pré-sal brasileiro.

Requisitos:

O candidato deve ter conhecimento e perfil para trabalhar com atividades experimentais em laboratório de pesquisa, possuir conhecimentos básicos de modelagem e simulação, além de dominar linguagens de programação computacional, com disposição para aprender novas ferramentas computacionais. É imprescindível o bom conhecimento de inglês, que permita a leitura e redação de artigos sem dificuldade, além da capacidade de comunicação necessária à apresentação oral de trabalhos em congressos internacionais. O conhecimento da língua alemã é um atributo desejável, que poderá fazer a diferença no processo seletivo.