Francisco Ramon Alves do Nascimento

Descrição:

Graduação em Engenharia Ambiental pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (2007). Mestrado (2011) e Doutorado (2019) em Engenharia Industrial pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutorado Sanduíche na Cátedra UNESCO de Sustentabilidade na Universidade Politécnica da Catalunha (UPC-Espanha) (2013). Professor Adjunto no Departamento de Engenharia Ambiental da Escola Politécnica da UFBA. Professor permanente do Mestrado em Meio Ambiente, Águas e Saneamento (MAASA/EPUFBA). Professor colaborador do Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua/UFBA). Desde 2006, pesquisador na Rede de Tecnologias Limpas (TECLIM-UFBA) e atual coordenador da Rede desde março/2020, atuando nas seguintes linhas de pesquisa: Sustentabilidade e Prevenção da Poluição (Economia Circular, Ecologia Industrial, Avaliação do Ciclo de Vida e Análise de Fluxo de Materiais), Produção mais Limpa (P+L) e Saneamento Sustentável (Saneamento Baseado em Recursos). Orientador do Programa de Uso Racional da Água e Energia (AGUAPURA/UFBA). Membro do Grupo de Pesquisa em Agroecologia e Tecnologias Socioambientais (TecAmb/IFBA). Membro do Grupo de Pesquisa em Saneamento Sustentável (GPSS/UEFS). Coordenador Adjunto na Câmara Temática de Gestão da Água do Painel Salvador de Mudança do Clima.

Linha de Pesquisa: